Aqui poderás encontrar um conjunto de ligações a medidas de apoio público ao empreendedorismo jovem:
A programação e implementação do Portugal 2020 organizam-se em quatro domínios temáticos:
Considera, ainda, os domínios transversais relativos à reforma da Administração Pública e à territorialização das intervenções.
O IAPMEI promove um conjunto alargado de programas, iniciativas e serviços, privilegiando a obtenção de níveis elevados de colaboração e de trabalho em rede, em benefício das PME e do seu ecossistema. Destacamos 3 medidas da StartUP Portugal – Estratégia Nacional para o Empreendedorismo:
A StartUP Portugal é a estratégia do Governo da República para o Empreendedorismo. Mais do que fomentar o espírito empreendedor, destina-se a apoiar quem já é empreendedor, a assegurar a longevidade das empresas criadas e aumentar o seu impacto na criação de emprego e de valor económico. Destina-se a organizar, desbloquear, promover a partilha de benefícios, boas práticas e recursos, entender, onde há falhas regionais e setoriais e colmatar lacunas.
Programa de Apoio ao Empreendedorismo Jovem com os seguintes objetivos:
A Garantia Jovem aparece como resposta à elevada taxa de desemprego dos jovens.
É um compromisso para que gradualmente e num prazo de 4 meses após o jovem sair do sistema de ensino ou do mercado de trabalho, lhe seja feita uma oferta de emprego, de continuação dos estudos, de formação profissional ou de estágio.
A Garantia Jovem não é uma garantia de emprego. Mas tem como objetivo dar aos jovens, o mais rapidamente possível, uma oportunidade para apostar na sua qualificação e estar em contacto com o mercado de trabalho, com vista a combater a inatividade e o desemprego dos jovens.