STARTUP JUVENTUDE

A StartUP Juventude é uma iniciativa estratégica de apoio e estímulo ao Empreendedorismo Jovem da Fundação da Juventude.

Na StartUP Juventude poderás encontrar os NIDE – Ninhos de Empresa, que são os espaços de incubação e co-working da Fundação da Juventude, que integram a RNI – Rede Nacional de Incubadoras, criada pela Iniciativa StartUP Portugal, e que se encontram Acreditados para a Prestação de Serviços de Incubação no âmbito dos projetos de “Vale Incubação”.

Fazem ainda parte da StartUP Juventude todas as iniciativas desenvolvidas pela Fundação da Juventude na promoção da educação para o empreendedorismo, das quais se destacam:

  • Roteiro Nacional do Empreendedorismo (2013)
  • EYP – Empowering Youth Potential (2015 a 2016)
  • EYP – Conferência Jovens Embaixadores de Sucesso (2016)
  • Programa Empreende Jovem (2017)
  • Concurso de Ideias – Empreende Jovem @ Porto (2017)
  • Concurso Nacional Jovens Empreendedores (2017)
  • StartUP Santander Jovem – Programa de Estágios (brevemente)

Através da StartUP Juventude a Fundação da Juventude aposta fortemente no desenvolvimento do empreendedorismo de base local, qualificado e criativo, com especial enfoque na economia criativa, sem esquecer a economia social, facilitando a criação de empresas por iniciativa de jovens empreendedores, com especial atenção para os jovens recém-formados, aproveitando as dinâmicas locais do Porto e de Lisboa.

Também através da StartUP Juventude, para além da aposta na incubação e na formação, a Fundação também aposta na promoção e no desenvolvimento de um conjunto de iniciativas que estimulem a promoção da educação para o empreendedorismo junto dos jovens portugueses.

Na Fundação da Juventude defendemos uma máxima:

“Todo o jovem deve ser empreendedor, com capacidade de criar valor acrescentado para a sociedade, sem que isso signifique a obrigatoriedade de ser simultaneamente jovem empresário”;

“Queremos afirmar uma juventude portuguesa portadora de uma cultura empreendedora intergeracional”.