Fundação da Juventude

Porto, Palácio das Artes - Fábrica de Talentos

A Fundação da Juventude é uma instituição privada, de interesse público, sem fins lucrativos, focada na Formação, Empreendedorismo e apoio ao Emprego Jovem.

Foi criada por escritura notarial a 25 de setembro de 1989, com o apoio de 21 instituições públicas e privadas, e declarada instituição de utilidade pública em março de 1990.

De âmbito nacional, a Fundação tem Sede na cidade do Porto, e conta ainda com uma Delegação na Região de Lisboa e Vale do Tejo.

Desde a sua criação, a Fundação da Juventude soube reforçar a sua atuação estabelecendo protocolos e acordos de cooperação, ou parcerias com centenas de organizações ou entidades, públicas e privadas, nacionais e internacionais, tendo já muitos milhares de jovens beneficiado dos seus projetos, nas diversas áreas de atividade, sendo que algumas centenas prestaram voluntariamente serviços à Fundação e sem os quais não seria possível ter chegado tão longe.

A NOSSA MISSÃO

A Fundação da Juventude tem como missão a realização e/ou apoio de projetos, atividades e iniciativas destinadas a promover a integração dos jovens na vida ativa e profissional.

VETORES ESTRATÉGICOS

Formação Profissional

A Fundação da Juventude aposta na qualificação e requalificação profissional dos jovens, em geral, promovendo e estimulando a sua inserção no mercado de trabalho e na vida ativa, com especial atenção para os jovens com menos oportunidades (incluindo jovens NEET) ou desempregados.

A Fundação é entidade formadora acreditada pela DGERT (Direção Geral de Emprego e Relações do Trabalho) e entidade protocolada do IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional), com larga experiência e histórico neste domínio.
Atualmente a oferta formativa é ministrada no Porto (no Centro de Aquisição de Competências Vasco Faria) e em Lisboa (na Delegação Regional).

Emprego e Empreendedorismo

Emprego Jovem
A Fundação da Juventude também aposta na promoção do desenvolvimento das competências técnicas e pessoais dos jovens, em especial dos que frequentam o ensino superior, através de Programas Nacionais de Estágios, de referência, que fomentem a sua empregabilidade.

Empreendedorismo Jovem
A Fundação da Juventude aposta no desenvolvimento do empreendedorismo de base local, qualificado e criativo, com especial enfoque na economia criativa, sem esquecer a economia social, facilitando a criação de empresas por iniciativa de jovens empreendedores, com especial atenção para os jovens recém-formados, aproveitando as dinâmicas locais do Porto e de Lisboa, apostando na incubação e na formação.
No âmbito da estratégia para o empreendedorismo jovem a Fundação da Juventude disponibiliza os NIDE – Ninhos de Empresas, em Lisboa e no Porto, enquanto espaços físicos de incubação, dotados de apoio técnico, material e logístico, para o exercício de atividades empresariais, com soluções de co-working e serviço de escritório virtual beneficiando ainda de um conjunto de parcerias exclusivas com várias entidades de referência.

Cidadania e Voluntariado

A Fundação da Juventude também promove o desenvolvimento das competências técnicas e pessoais dos jovens através de Programas de Cidadania Ativa e de Voluntariado Jovem.

Criatividade e Inovação

A Fundação da Juventude aposta na inserção dos jovens criadores na vida ativa, proporcionando meios e estratégias de suporte ao desenvolvimento dos seus projetos (formação, criação, produção, promoção e divulgação), criando uma ponte entre a escola e o mundo profissional.
Assume especial importância o Palácio das Artes – Fábrica de Talentos, hoje sede da Fundação, na cidade do Porto, enquanto centro de excelência nas áreas da criatividade e inovação, servindo de espaço e montra privilegiada à arte e aos produtos desenvolvidos por jovens criadores e também artistas conceituados.

Ciência e Tecnologia

A Fundação da Juventude aposta na promoção e estímulo da apetência e gosto dos jovens pela Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática, consideradas hoje como áreas de forte empregabilidade no futuro, junto dos jovens, dos professores e da comunidade educativa e científica em geral.
A área da Ciência e da Tecnologia na estratégia da Fundação interliga diretamente com a área do Emprego e do Empreendedorismo, outra das áreas estratégicas da Fundação, e muito direcionada para os jovens do ensino profissional e do ensino secundário bem como para os jovens que acabam de iniciar o ensino superior, quer universitário quer politécnico.